sábado, 4 de junho de 2011

A MEMÓRIA E A ESTRUTURA DAS LEMBRANÇAS

            Ao falarmos de memória lembramo-nos de pen-drives, computadores, chip, entre outros, tudo o que o homem vive está armazenado em seu cerébro e essa é a maior e melhor memória do mundo, pois ninguém rouba.
 


             A memória está ligada ao ser humano, pois um sujeito sem cérebro é como um corpo sem alma.
          O raciocínio do ser humano é desde o seu nascimento, e o desenvolvimento mental está relacionado a um problema de organização progressiva. Há dois tipos de memória, a de reconhecimento e a memória de evocação, esses fatores são responsáveis pelas lembranças - imagens.
          Memória do Reconhecimento: Que só entra em ação em presença de algo já encontrado, que consiste em reconhecê-lo, esse mecanismo torna-se uma ação e hábito.
          Exemplo: Não precisamos lembrar de um copo para tomarmos água, automaticamente, a imagem está formada em nosso cérebro sem que pensassemos nele.




          No bebê observamos no período sensório - motor em sua alimentação, se por sua vez o bebê perder o bico do seio da mãe, ele pelo tato e a visão reconhece o bico dos demais tegumentos circundantes.




          Memória de Evocação: Está ligado em algo que sentimos falta, que por meio de uma imagem em nosso pensamento notamos sua ausência.
          Exemplo: Quando uma criança deixa jogado seus brinquedos, e na bagunça perde um, sente necessidade de procurá-lo pois sentiu sua falta.




3 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa, tema interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS! A TODOS BLOGUEIROS DO PRIMEIRO B !

    ResponderExcluir
  3. Foi Muito bom saber sobre a Piaget, o grupo soube ser objetivo na sua apresentação, Parabéns !

    ResponderExcluir