quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica

Ideologia: Filos. Ciências que trata da formação das idéias. 2) Tratado as idéias em abstrato. 3) Maneira de pensar própria de um indivíduo ou grupo de pessoas.
Paulo Freire fala do poder da ideologia, poder esse que nos faz aceitar fatos sem se quer, procurar saber se a outra verdade.
A capacidade de nos AMACIAR que tem a ideologia como fala o autor: à respeito da globalização da economia, criada por quem tem poder econômico para obter lucro e o resultado sempre é o mesmo os beneficiados são quem tem poder e os prejudicados sempre prejudicados.
O discurso da globalização que fala da ética do mercado e não da ética universal do ser humano, pelo qual deveríamos lutar, maneira de disfarçar o sistema capitalista, enganando, de modo que só quem tem dinheiro e poder faz parte desse tipo de desenvolvimento.
Aonde as pessoas tem os seus direitos como cidadãos não respeitados por seus governantes sem possibilidades nenhuma de crescimento.
Esperando na esperança,que um dia ira acabar a ditadura do mercado.
Em meio todas as conquistas do ser humano. O Autor fala que: Ele tem uma preocupação: “A preocupação com a natureza humana”. Declara até que faz das palavras de MARX suas palavras.
No mundo da ética o deveria prevalecer seria a ética humana mais não funciona dessa forma o mundo em que vivemos a que prevalece é a ética do lucro.
O autor declara que não liga para o que vão pensar dele como um idealista, mas ele vai apostar sempre no ser humano e em seus direitos.
Em nossa realidade o desemprego faz parte de uma globalização da economia não uma fatalidade como querem nos persuadir.
O progresso científico e tecnológico que não responde fundamentalmente aos interesses humanos, as necessidades de nossa existência, perde, para mim diz o autor sua significação. Por que o que ao em vês os trabalhador seres beneficiados acontece que com o progresso correm riscos de milhares de homens e mulheres ficarem desempregados. Sabendo que é difícil à aplicação de uma política do desenvolvimento humano.
A cada dia que passa o desenvolvimento cresce, são construídos mais e maiores máquinas “inteligentes” essas máquinas vem para substituir homens e mulheres, este é um risco que corremos muito concretos. Ideologicamente são fatos que se procurarmos encontra muitas informações por isso, não há como escutar discurso sem ter o mínino de curiosidade de especular mais informações como, por exemplo, estas:
“Em defesa de sua honra o marido matou a mulher”
“Essa gente sempre assim: damos lhes o pés e logo quer as mãos”.
“Maria é negra, mas é bondosa e competente”.
São frases como essas que diríamos ficam o dito pelo não dito. Concluo com suas palavras dizendo: E quanto, mas me dou á experiências de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil.

Um comentário:

  1. Nossa ainda bem que esse resumo ta bem explicado, eu lia, lia e não conseguia entender. Valeu pelo post,beijo, to te seguindo.

    ResponderExcluir