quarta-feira, 1 de junho de 2011

         8 - COOPERATIVA ESCOLAR

   É a forma de organização da classe em que todos têm voz e voto. A organização do trabalho parte de um contrato estabelecido entre o professor e os alunos, onde se definem os objetivos, e os princípios e os meios pelos quais o grupo perseguirá suas metas. A partir deste contrato as atividades são deslanchadas e, em cada uma delas, o espirito de cooperação deve estar presente.
            Os membros desta cooperativa se reúnem regularmente para avaliar o produto de seu trabalho e verificar se estão caminhando para alcançar as metas previstas. Estas reuniões têm um redator e um coordenador e nelas, além de se discutir e avaliar as atividades recentes, são propostas as atividades subsequentes, resolvem-se problemas apresentados pelos membros do grupo e se discute proposta sobre sua organização administrativa e financeira.permite desenvolver entre as crianças e entre estas e os professores, relações que conduzem à organização das diversas modalidades de trabalho como: conversa livre, conselho de classe, reunião cooperativa em acordo com a idade dos alunos. A reunião cooperativa é a mola mestra de todas as decisões, sejam relativas às práticas pedagógicas do ensino-aprendizagem, sejam no âmbito do desenvolvimento de atitudes e habilidades, que no seu conjunto constitui a "formação do homem". A vida cooperativa muda às condições de trabalho de sala de aula instaurando novas estruturas de relações que priorizam as responsabilidades e as competências e dão ao trabalho o seu verdadeiro lugar pela valorização de todos os sucessos, pela multiplicação desses sucessos e pelo encaminhamento adequado dos erros que geram os fracassos. A vida cooperativa responderá a demanda real - a da segurança e a da ordem.


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