quinta-feira, 9 de junho de 2011

FRASES MARCANTES DE PAULO FREIRE

Nos anos 60 fui considerado um inimigo de Deus e da Pátria, um bandido terrível. Hoje diriam que eu sou apenas um saudosista das esquerdas.
Descobri que o analfabetismo era uma castração dos homens e das mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares.
O que o capitalismo tem de bom é apenas a moldura democrática. Um dos maiores erros históricos das esquerdas que se fanatizaram foi antagonizar socialismo e democracia.
O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetismo, implantado durante o regime militar) nasceu para negar meu método, para silenciar meu discurso.
Meu sonho de sociedade ultrapassa os limites do sonhar que aí estão.
O autoritarismo é uma das características centrais da educação no Brasil, do 1o grau à universidade.
Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.
A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça.
Eu não aceito que a ética do mercado, que é profundamente malvada, perversa, a ética da venda, do lucro, seja a que satisfaz ao ser humano.
A educação já foi tida como mágica, podia tudo, e como negativa, nada podia. Chegamos à humildade: ela não é a chave da transformação da sociedade.
Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada.
Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário