segunda-feira, 6 de junho de 2011

B.F. Skinner "Ciência e Comportamento Humano"








"As emoções não são causas”


Segundo Skinner a emoção não é a causa dos problemas, por isso ele explica que nem sempre o comportamento humano está ligado á frustração ou a ansiedade, precisa-se saber se o motivo do comportamento que gerou esse sentimento.
Todo individuo tem o comportamento alterado quando é envolvido por momentos onde as emoções, sejam elas de alegria, prazer, dor, medo ou raiva, nos fazem ter respostas imediatas e diversas, como quando há conflitos onde a ira, seja essa cólera entre indivíduos ou objetos; a resposta pode ser de ataque agressivo e violento, aumentando essa sensação quando um dos indivíduos recua, tendo como resposta choro e fuga. Todos esses sentimentos são alimentos para respostas de determinadas atitudes.
Ele explica que estado emocional pode ser um comportamento controlado por outros estímulos o importante é conhecer o histórico sobre a noção de emoção que é entendida como causa do comportamento; e que esse comportamento não é um comportamento reflexo ou respondente.















A EMOÇÃO TOTAL

A emoção é definida como um estado particular de alta ou baixa freqüência de uma ou mais resposta induzidas por qualquer um dentre uma classe de operações. Podemos fazer tantas distinções quantas quisermos entre emoções separadas, entre métodos e praticas para o levantamento dos efeitos de qualquer operação dada na qual possa estar interessado, como por exemplo, uma pessoa ao se enfurecer pode ficar vermelha, com as palmas das mãos transpirando, ou que em sua face demonstre através de uma expressão.
Como exemplo extremo de emoção pode utilizar a fobia, que é uma violenta mudança no comportamento do individuo que chega a se sentir mal em determinadas situações como na clautrosfobia que é uma fobia onde o individuo não consegue ficar em um lugar pequeno e fechado, existem várias fobias que podem se desenvolver em uma pessoa, que é o medo que ele tem de determinadas coisas, o que acaba trazendo um grande transtorno emocional para a mesma. Para definir se o individuo realmente tem alguma fobia é necessário que seja analisado o seu comportamento e as suas emoções descritivas em relação à emoção que o mesmo sente por passar por determinadas situações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário