sábado, 4 de junho de 2011

JEAN PIAGET


QUEM FOI ?

          
             Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas a aprendizagem.
             Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou em um laboratório de psicologia e estagiou em uma clínica de psiquiatria. Estudou psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

PESQUISAS

               Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituito Jean - Jacques Rousseau na Suiça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.

IDÉIAS

            As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com sus teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar e os educando no caminho da aprendizagem autônoma. 

PRINCIPAIS LIVROS DE PIAGET
           
A Linguagem e o Pensamento da Criança



          
O Raciocínio na Criança





BARBEL INHELDER


       Psicóloga e pegagoga suíça, nascida em 1913 e falecida 1997, foi aluna de Jean Piaget, sendo depois sua assistente e mais tarde professora da Universidade de Genebra. A partir de 1933, desenvolve com Piaget um conjunto de experiências sobre o desenvolvimento intelectual das crianças, elaborando algumas noções fundamentais do construtivismo, como a noção de invariante e de reversibilidade. É coautora de várias obras com o seu mestre.

4 comentários:

  1. Adorei esse blog,,otima aprsentação maria lucia pedagogia 1 b

    ResponderExcluir
  2. Thalita Ribeiro:A apresentação me proporcionou conhecer um pouco mais sobre Jean Piaget.No geral foi um sucesso!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DA APRESENTAÇÃO DE TODOS OS TRABALHOS E O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A FORMA DE TRABALHAR DE JEAN PIAGET POR IMPLANTAR UMA APRENDIZAGEM INOVADORA QUE BUSCA FORMAR CIDADÃO CRÍTICOS E CRIATIVOS PARABÉNS AO GRUPO PELA EXPLICAÇÃO QUE NOS PROPORCIONOU MAIS CLAREZA A RESPEITO DO TRABALHO E PENSAMENTO DE JEAN PIAGET

    ResponderExcluir
  4. O método de Jean Piaget é muito claro e não se limita somente a sala de aula,poi consiste em tecnicas que podem ser usadas por pais,facilitando a comunicação entre pai e filho.Adorei a apresentação,a pesquisa foi muito além do que ja conhecia e pude admirar mais ainda esse talentoso pensador.

    ResponderExcluir