quinta-feira, 9 de junho de 2011

ENSINAR É A QUALIDADE DE FORMAR A PARTE ESSENCIAL E DAR EXISTÊNCIA A FORMAÇÃO .

ENSINAR EXIGE CONFIANÇA FAZER O MELHOR E PRÉ DISPOSIÇÃO PARA SE DOAR.
O PROFESSOR TEM QUE TER SEGURANÇA, AUTORIDADE DEMOCRÁTICA, FIRMEZA NO QUE ENSINAR, HUMILDE PARA DIZER QUE NÃO SABE, PARA NÃO DAR NENHUMA RESPOSTA NO CHUTE, POSSUIR CONHECIMENTO, DIZER COM HUMILDADE QUE VAI CONFERIR PARA NÃO MENTIR OU INVENTAR ASSUNTOS QUE NÃO SE TEM DOMINIO.
O PROFESSOR PRECISA SER HUMILDE, GENEROSO. O CARATER FORMADOR DO ESPAÇO PEDAGÓGICO É AUTENTICADO QUANDO O CLIMA DE RESPEITO NASCE DEVIDO AO INTROSAMENTO ENTRE A AUTORIDADE DOCENTE E AS LIBERDADES DOS ALUNOS SE ASSUMEM ETICAMENTE.
ENTENDO QUE A AUTORIDADE E O COMANDO DERIVADO DO AUTORITARISMO SÃO DIFERENTES E A REAÇÃO NEGATIVA POR PARTE DOS ALUNOS É RESULTADO DA FALTA DE CRIATIVIDADE DO EDUCADOR.
A LIBERDADE NÃO PODE FICAR DE LADO, MAS A AUTORIDADE TEM QUE EXISTIR COM DEMOCRACIA.
AUTORIDADE NÃO SIGNIFICA ESTAR DANDO SERMÃO TODA HORA, VOCE EXERCE ESSA AUTORIDADE COM SABEDORIA, COM RESPEITO SEM ARROGÂNCIA, SEM JULGAMENTO, SEM HUMILHAÇÕES, SEM CONOTAÇÕES PEJORATIVAS, PARA QUE NÃO OCORRA O RISCO DE PRATICAR O ACEDIO MORAL EM SALA DE AULA, E TER UM CLIMA DE REAL DISCIPLINA .
PAULO FREIRE FOI UM REVOLUCIONARIO NA EDUCAÇÃO, NÃO SÓ NO BRASIL MAS NO MUNDO.
PEDAGOGIA, SEU METODO DE ALFABETIZAÇÃO ALCANÇAVA PESSOAS HUMILDES, COLOCAVA O OPRIMIDO NA CONDIÇÃO DE SE LIBERTAR, USANDO PALAVRAS DE SUA REALIDADE .
PARA PAULO FREIRE, OS EDUCANDOS TERIAM O DIREITO DE REIVINDICAR, NÃO PODIA FICAR PARALIZADOS, NO SILENCIO, A EDUCAÇÃO É PARA TODOS, ELES TERIAM QUE SE DESPERTAR.
UMA PESSOA ALFABETIZADA PENSA DIFERENTE, O EDUCANDO COM ÉTICA PRECISA USAR SUA LIBERDADE, SABENDO-SE DOS RISCOS, PRECISA ASSUMIR SUAS AÇÕES. COM A AUTONOMIA, NOS TORNAMOS INDEPENDENTES PARA APRENDER O CONTEÚDO COM LIBERDADE, E RESPONSABILIDADE.
O ESSENCIAL ENTRE O EDUCADOR E EDUCANDO É APRENDER A AUTONOMIA = LIBERDADE MORAL OU INTELECTUAL.











ENSINAR EXIGE COMPROMISSO PESSOAL COM A ARTE DE EDUCAR.

O EDUCADOR ENQUANTO ENSINA NÃO PODE APRESENTAR-SE COMO MAIOR, POIS QUEM ENSINA APRENDE TAMBÉM. O EDUCADOR COLOCA SUAS EXPERIÊNCIAS, NO INTUITO DE VER TRANSFORMAÇÃO .
COMPETE AO EDUCADOR TER E MANTER O EQUILIBRIO EMOCIONAL EXERCITANDO A PACIENCIA PARA CONTRIBUIR COM UM AMBIENTE TRANQUILO E SADIO PARA A APRENDIZAGEM , CABE AO EDUCADOR RESPEITAR O DIREITO DO EDUCANDO E ESSE DIREITO CONSISTE NA LIBERDADE DE INDAGAR , DUVIDAR E CRITICAR.
O EDUCADOR DEVE SABER ESCUTAR, ISSO É TER AUTONOMIA , TEM QUE POSSUIR TAMBEM AFETIVIDADE, O PROFESSOR E ALUNO PRECISAM SABER QUE A POSTURA DELES É DIÁLOGICA, ABERTA E CURIOSA.
O EDUCADOR TEM QUE USAR SUA AUTORIDADE COM EXPERIENCIAS , NÃO PARA DESANIMAR O EDUCANDO, MAS O EDUCANDO INSTRUIDO SABERÁ SE DEFENDER DEIXANDO A IGNORÂNCIA, COM RELAÇÃO AO MUNDO AO SEU REDOR, ONDE A INJUSTIÇA,A DISCRIMINAÇÃO IMPERA.
ESINAR É COMPROMISSO, UM GESTO DO EDUCADOR PODE INFLUENCIAR MUITO NA VIDA DE UM EDUCANDO.
O METODO DE ALFABETIZAÇAO QUE PAULO FREIRE UTILIZOU, RECEBEU O NOME DO EDUCADOR (PAULO FREIRE).
O DISCURSO DE PAULO FREIRE ERA REVOLUCIONÁRIO, TEM BASE NO DIÁLOGO, NA HUMILDADE, NA CURIOSIDADE. PAULO FREIRE SE DEDICOU AOS ESFARRAPADOS DO MUNDO.
O JORNALISTA EDNEY SILVESTRE ENTREVISTANDO PAULO FREIRE DISSE: COMO VOCE GOTARIA DE SER LEMBRADO?
PAULO RESPONDE : “GOSTARIA DE SER LEMBRADO COMO UM SUJEITO QUE AMOU PROFUNDAMENTE O MUNDO AS PESSOAS E A VIDA”.

EDUCAR É TER PAIXÃO POR AQUILO QUE FAZ, É MUITO MAIS DO QUE UM SALÁRIO NO FINAL DO MÊS, ENSINAR É COMPROMISSO.

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