sexta-feira, 27 de maio de 2011

O PAPEL DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


Para Vygotsky se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico.
O processo de aprendizagem na escola deve ser construído então, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança.
Na escola o aprendizado é um resultado desejável é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado.
Para ele a imitação não é uma mera copia e sim a reconstrução individual daquilo que é observado nos outros, ele não toma a atividade imitativa como um processo mecânico, mas como uma oportunidade da criança realizar atividades que estejam alem de suas próprias capacidades.


As crianças costumam utilizar as interações sociais como forma de acesso a informação, por meio dos outros e não como resultado de um empenho individual.
Ao em vez de agirem apenas como observadores psicológicos agiam como elementos ativos numa situação de interação social, utilizando a intervenção como forma de criar material de pesquisa relevante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário