sexta-feira, 27 de maio de 2011

A EVOLUÇÃO DA ESCRITA NA CRIANÇA


A questão da escrita na criança é bastante importante no conjunto das colocações de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizado por duas razões, em primeiro lugar porque suas idéias sobre esse tema são extremamente contemporâneas, mesmo quando levamos em conta que foram produzidas aproximadamente oitenta anos.
Como a escrita é uma função culturalmente mediada,a criança que desenvolve numa cultura letrada está exposta aos diferentes usos da linguagem e ao seu formato,tendo diferentes concepção do seu uso e da sua compreensão.





Dentro do vasto programa de pesquisas do grupo de Vygotsky, Luria foi o colaborador que desenvolveu o estudo experimental sobre o desenvolvimento da escrita. Segundo Luria as crianças inicialmente imitavam o formato da escrita do adulto, produzindo apenas rabiscos mecânicos,sem nenhuma função instrumental,sem nenhuma relação com o conteúdo apresentado,esse tipo de escrita não ajudava a criança em sei processo de memorização.
Neste subtítulo Lev Vygotsky enfatiza a importância da criança assimilar certo número de técnicas que preparam o caminho para a escrita, técnicas que a capacitam e que tornaram mais fácil aprender o conceito e a técnica da escrita. Vygotsky finalmente deixa claro que o uso do método aplicado, não pode ser considerado de maneira independente dos conceitos ou das bases teóricas apresentadas por ele e por seus colaboradores.



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