sábado, 28 de maio de 2011

Biografia


Henri Wallon, nasceu em 15 de Junho de 1879 em Paris. Tornou-se bem conhecido por seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, devotado principalmente á infância, em que assume uma postura notadamente interacionista, e por sua atuação política e posicionamento marxista. Por sua formação, ocupou os postos mais altos do mundo universitário francês, em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.
Ao longo de sua vida foi sempre muito explícita sua aproximação com a educação. Aos 23 anos, em 1902 formou-se em Filosofia pela Escola Normal Superior, e em 1908 formou-se em Medicina. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sarbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova - instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Militante de esquerda participou das forças de resistência contra Adolf Hitler. 
Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin - Wallon - conjunto de propostas equivalente a nossa Lei de Diretrizes e Bases. Em 1948, lançou a revista Enface, que serviria de plataforma de novas idéias no mundo da educação e que rapidamente se transformou numa espécie de bíblia para pesquisadores e professores. Seu primeiro trabalho foi "Delírio de perseguição" que foi publicado em 1909. E seu último livro "As origens do pensamente na criança" foi publicado em 1945.


Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar o grupo pelo trabalho feito sobre Henri Wallon, gostei muito, vocês estão de parabéns. Aline Lemos

    ResponderExcluir