sexta-feira, 27 de maio de 2011

O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL


Desenvolvimento de uma criança entenda por observar e acompanhar seu desempenho e suas atividades, sendo assim podemos observar em que grau de desenvolvimento está. Quando consegue fazer algumas tarefas sozinhos como andar, amarrar sapatos e construir cubos de diversos tamanhos. Acho que é muito importante o auxilio de um adulto ou uma criança já mais desenvolvida dar orientações a uma criança menos desenvolvida em sua tarefa. Com isso também podemos testar seu potencial, isto é sua capacidade observando e auxiliando é claro que cada criança dentro de sua idade e desenvolvimento.
O ambiente onde essa criança convive também tem influencias interfere em seu desenvolvimento, potencial e funções psicológicas e isso é importante para o processo de construção do ser psicológico individual.
É ai onde entra a zona de desenvolvimento proximal, desenvolver as tarefas sozinhas independentes e também com a ajuda de adultos, ou companheiros mais capazes.
Aos poucos a criança vai amadurecendo e alcançando seu desenvolvimento real, seu psicológico vai aos poucos se transformando e assim vai conseguindo fazer as atividades sozinhas, seu psicológico em desenvolvimento desperta a aprendizado aquelas funções que ainda não amadureceram.
A criança já nasce com todas essas funções nela, só tem que aos poucos conforme sua idade e amadurecimento desenvolver cada uma dela com habilidade que ganhará isso com a ajuda de um adulto.


A escola é também um elemento central de desenvolvimento ensino aprendizado é um nível de desenvolvimento real. A intervenção de outras pessoas e de professores é fundamental para seu desenvolvimento. A imitação também acho que é importante para a criança, pois assim ela cria algo novo a partir de observação.
Ao imitar um adulto ela esta amadurecendo e se desenvolvendo. A zona proximal é fundamental nessa questão que ela imita alguém é a ajuda que ela precisa para ir amadurecendo como também copiar a escrita de alguém, levara ao aprendizado da escrita.
É muito importante a interação entre alunos, os alunos mais avançados podem ajudar os demais e assim vão se desenvolvendo uns com os outros. A criança costuma buscar nos adultos informações que necessitam.
Então tudo é uma fonte de informação e ajuda para a criança em seu desenvolvimento todos fazemos parte desse conjunto escolas, professores, alunos e família todos somos importantes para a educação e desenvolvimento. A criança sempre buscará auxilio de adultos e outros para se desenvolver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário