5 – A Aula Passeio
Freinet percebeu e demonstrou que o ensino é muito mais eficiente quando se baseia no desejo e no prazer do educando.
Nestes passeios os alunos recolhiam e observavam as plantas, as pedras, os animais, e quando voltavam, escreviam na lousa um resumo do que ocorrera. O texto era comentado, acrescido e transfomado pelas crianças, que ao final o copiavam em seus cadernos. Assim, Freinet conseguia uma aula viva através da qual os alunos estudavam e conheciam mais profundamente seu meio. Eram aula animadas em que toda a vivacidade das crianças contribuía para a construção coletiva do conhecimento. As saídas ao ar livre alegremente e sem problemas prévios para as crianças observarem a natureza transformam-se pouco a pouco em aulas-passeio quando já havia a preocupação de se fazer um relato de todos os acontecimentos que, ao longo do caminho, atraiamos olhares das crianças. Freinet tinha a firme convicção de que a aula passeio “não era tempo perdido pois todas as disciplinas escolares tiravam proveito disso” (1976, p. 24)
Achei muito legal aula passeio de Célestin Freinet,acredito que dessa forma ajuda á estimular o aprendizado das crianças.
ResponderExcluirÓtimo para um inicio de pesquisa. Obrigado pelo conteúdo e pela boa escolha dos educadores.
ResponderExcluir